Carne de papel

Essa semana, como acontece as vezes com as midias brasileiras, as pessoas se dividiram entre os vegetarianos tirando onda da noticia que os frigorificos servem carne estragada e de papelão, e os comedores de carne reclamando dos vegetarianos. Sinceramente, que preguiça dos dois lados! Eu até entendo (inclusive bem) que vegetarianos queiram dar o troco de todas as mil vezes que algum comedor de carne boçal veio com aquela ladainha pentelha de “ah, mas as alfaces também têm sentimento”; “mas de onde você tira proteína?” e bla bla bla… Como quem comesse carne se preocupasse com valores nutricionais. Também entendo os comedores de carne reclamando que vegetarianismo à la Bela Gil é caro pra caramba e povo que come joelho não tem dinheiro pra comprar oleo de coco e bife de seitan. Com certeza!

Falando serio, o unico pensamento que noticia do frigorifico me trouxe foi que o povo do Friboi deve ter parado de pagar a mesada de algum(s) politico(s), porque todo mundo já sabe que carne barata é uma porcaria. Quando era criança, tinha a lenda que o hamburger do mcdonalds era feito de minhoca. Se fala que churrasquinho é feito de gato (ou rato) e por ai vai. Até ai, qual a novidade? Depois o Presidente (não eleito) vai levar o povo na churrascaria pra mostrar que carne é boa sim. Desculpa o trocadilho, mas que papelão!

Outro pensamento, sobre a critica que vegetarianos se acham superiores aos comedores de carne: Vegetariano não é só Bela Gil e se você acha isso, pensa na India. É um país pobre, em geral. Essa estória de leite de soja e bife de tremoço é inexistente lá e a grande maioria da população se alimenta vegetariana, de pão, lentilha, arroz  legumes. É bizarramente barato comer lá e foi o lugar com as comidas mais incríveis que já comi.

Concordo que existe a socialização. Que tem gente que acha que uma refeição sem carne não sustenta, que come pastel chinês de carne de sei lá o que. Se tirar a carne dessas pessoas, elas vão provavelmente se alimentar de cheetos e miojo, e o pior é que nem é culpa delas. É o item mais barato do mercado mesmo.

Pro comedor de carne e o vegetariano, a logica é bem simples: consumerista. A industria só quer que as pessoas comprem, e se reparar bem, a fazedora de semente do mal, tá junto com a farmaceutica. Ou seja: comer comida barata, pode não dar lucro agora (mas dá! Fabrica de carne faz tudo pra economizar, torturando os bichos mesmo quando não precisa), mas vai dar no futuro com o tanto de remédio que esse povo vai tomar. “Ah, mas eles não tem dinheiro!” Bom, então faz eles trabalharem até os 70 anos! Endivida eles, faz eles escravos!

Pros que tem dinheiro, carne orgância, boi que é massageado e tem infância feliz, bife de seitan de trigo colhido na primavera, Peru de tofu pra celebrar dia de ação de graças (fora do EUA!) e por ai vai. Mercado regional e vegetal da estação é os olhos da cara. Assim o acadêmico vai ter que trabalhar no seu emprego qualificado também até os 70 anos. Além de ter que fazer pilates pra não ter problema de coluna, tomar homeopatia pra não ficar doente e assim, entrar na mesma logica: consumir!

Voltando à India, lá dá pra ver quem come carne e quem não come pela forma fisica: em geral os vegetarianos são magros e os que comem carne mais encorpados ou gordos. O que fazem então? Decretam que ser gordo é o legal. É o padrão a se alcançar e assim, criam uma demanda que não existia. É a mesma logica, tem uma maquina que te faz querer consumir cada vez mais, e trabalhar pra comprar esses trecos.

Sendo triste assim, só nos resta olhar pro nosso estômago, analisar qual preço estamos dispostos a pagar pela comida, e comer o que quisermos. Quem reclamar que alface é isso ou aquilo, enfim.. ai que preguiça dessa gente!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s