Berlin – Compenhagen

Eu tava revendo umas fotos de comida aqui pra ver o que postar e levei um susto! Como assim nem comentei da viagem de bicicleta Berlin – Copenhagen? Preciso postar djá!!!estrada berlin dinamarca

Bom, explicando: como contei em um outro post aqui sobre o que se chama de cicloturismo, essa onda é super legal. Não importa se você é mega esportista, pouco esportista ou só um pouco esportista (nada de esportista, acho que não vai curtir muito, melhor pegar um trem), super veloz, normal ou tipo eu, mega devagar na bike. Pela Alemanha tem vários caminhos, muitos deles exclusivos, para os ciclistas viajarem por ai. Importante é a disposição!

Pois bem, no verão passado Axel e eu fomos pra Dinamarca. Na verdade foi parcelado, como bom brasileiro, porque a viagem seria bem longa, coisa de umas 2, 3 semanas. Fizemos então o pedaço alemão no outro ano e esse ano o pedaço dinamarquês, que são uns 250 quilometros. De Berlim, pode se pegar um trem até Rostock e de lá se pega um ferry até Gedser. Tem ferry todo dia, umas 3 vezes, dá pra comprar na hora. Você deixa sua bicicleta com os carros em baixo e vai comer batata frita junto com os passageiros. Essa parte, na verdade, é bem chata.

estrada berlin copenhagen

Saindo de Gedser, a brincadeira começa! De lá o caminho segue indo por uma parte bem rural, direção norte. As estradas não são exclusivas para bicicleta, como na Alemanha, mas isso não é problema! Dizem que na Dinamarca todo mundo é ciclista e talvez por isso não tem muito carro e quando passam, super respeitam os ciclistas, indo pra outra faixa e fazendo uma grande distância. Outros trechos não são um super asfalto, mas também não achei ruim.

Pra Dinamarca, nesse caminho ainda rural, acho que a melhor dica pra quem é vegetariano é acampar e levar seu equipamento de cozinha. Tem alguns trechos onde quase não se vê comércio e pra procurar ainda alternativas vegetarianas pode ser bem arriscado. Além disso, pra quem tem equipamento de acampar, tem espaços no caminho onde se pode acampar sem ser num camping, o que não é permitido na Alemanha, por ter muito porco selvagem. A unica condição que fazem é que não fique mais de 2 dias, use os banheiros publicos que têm disponivel e jogue o lixo nas lixeiras. Bem razoavel, né? Como ponto extra, na frente de várias casas de mini fazendas, tem uma tendinha com batatas, brocolis, cerejas e o que mais eles plantarem, pra você mesmo pegar e deixar o dinheiro. Quando ficamos sem água, uma local ofereceu pra encher nossas garrafas na casa dela, foi fofo. Não precisa nem ir no mercado!

Chegando em Copenhagem tudo muda! Tem bastante opções vegetarianas pela cidade, então o melhor a fazer é pegar o trem com sua bicicleta, saltar na estação central, e explorar o centro da cidade, que é bem bonito. De lá, fomos comer no curioso bairro de Christiania, que é uma sociedade alternativa (no sentido Raul Seixas mesmo), reconhecida pela cidade e portanto, autônoma para ter sua própria economia, leis e regulamentações. Eles têm uma estória muito bacana e recomendo a quem se interessa de ler sobre, que é legal.

Infelizmente na prática essa autonomia significa pra maioria dos turistas nada mais que o fato das drogas serem legais e a polícia de Copenhagen proibida de entrar. É proibido tirar fotos também e por isso a foto do restaurante que fomos é do site deles. Tem musica eletrônica tocando na praça e pessoas fumando em quase todo lugar que se olhe. Enfim, foi lá que achamos um restaurante bem simpático chamado Morgenstedet. Eles servem um sistema de pratos feitos, com umas 3 opções por dia a um preço bem barato pra Dinamarca. Existem mais restaurantes na cidade, obviamente, mas tínhamos ainda que fazer o caminho de volta, o que significa que só ficamos um dia em Copenhagen. Preciso voltar!

Na volta tivemos que cruzar a ponte até Malmö, na Suécia, de lá pedalar até Treleborg, de onde sai um ferry de volta pra Rostock. Esse foi o caminho que achamos mais simpático, porque a alternatica seria voltar pelo mesmo caminho que viemos. A Suécia é outro lugar incrível para bicicletas, mas isso fica para outro dia!🙂

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s