Natal vegetariano

Tem uns dias uma amiga super querida me pediu umas dicas de ceia de natal vegetariana, porque mesmo que ela coma carne, ia receber uma vegetariana na casa dela. Achei esse um tema super interessante, e resolvi pesquisar sobre. Eu já tinha umas idéias pra testar esse natal, mas fiquei ainda mais surpresa com as novidades! Vou contar:

comida vegetariana natal berlin tofurky

A primeira dica infelizmente não é para todos, porque naturalmente não vende em todo canto. Bom, tem uns 2 anos, eu comprei esse peru de natal vegan. Era caro (custou uns 20€), tinha que até encomendar, mas tudo pela pesquisa de campo veg gastronômica. O legal é que vinha o pacote completo, o peru, um molho e até um bolo de sobremesa. O vendedor deu a dica de rechear com cogumelos e foi assim que comemos. Ficou super bom, mas sinceramente não sei se compraria de novo. Acho mais interessante testar pratos novos, em vez de comprar tudo pronto. Fica a dica da marca, que faz varias outras coisas vegetarianas, como cachorro quente pronto, burger, e demais junk food, tipo comida americana.

The-8-Tastest-Vegan-Christmas-Recipes-By-Jamie-Oliver

A segunda dica são os super chefs Jaime Oliver e o meu preferido, o super Gourmet Yotam Ottolenghi, que este ano, apesar de não serem vegetarianos, lançaram receitas sugerindo alternativas para a ceia de natal. O legal é que não precisa comprar livro nenhum. O primeiro lançou as receitas no site dele e o segundo no site do jornal ingles Guardian. Vale muito a pena olhar. Eu sigo o instagram do Ottolengui e desde o inicio do mês ele vem experimentando pratos que parecem sensacionais!

Agora, em relação à minha ceia, vou tentar 2 receitas. A primeira eu vi no site de uma chef de cozinha brasileira vegana que vive viajando pelo mundo. Ela buscou a referência na Palestina, que achei mais natalina impossível. É tipo um gratin de batata com tahine e me pareceu muito bom, porque bem.. eu amo gergelim. O nome do site é Papacapim e é um dos favoritos deste site aqui.

comida vegetariana berlin natal

A outra idéia que tive veio de um livro de receitas alemãs adaptadas para serem vegetarianas. O livro é bem legal, pega bem os classicos da culinária alemã, dividindo por estações, que costumam ser bem respeitadas nos mercados. Mesmo sem ser vegano, dá pra adaptar os pratos substituindo leite e derivados. Eu resolvi testar a receita de couve de bruxelas com castanhas portuguesa, porque eu amo os 2 ingredientes. Só por isso. O livro é em alemão, então traduzi aqui a receita, pra quem interessar (é muito fácil –  que bom!):

comida vegetariana berlin natal

COUVE DE BRUXELAS COM CASTANHA PORTUGUESA

Ingredientes: 500g couve de bruxelas cozidas por no máximo 10 min. – Sal – 1 limão – 50g manteiga (eu nao uso mais manteiga nesse mundo, substituo por óleo de coco e costuma dar certo) – 450ml caldo legumes – 150 ml creme de leite (tem versão vegan) – 15g farinha de trigo – 1/2 colher de chá de Satureja (na falta, use Hortelã) – Nóz moscada – 200g castanha portuguesa cozida e sem casca – pimenta branca – açucar

Modo de preparo: Cozinhar a manteiga com caldo de legumes, creme de leite, farinha e casca do limão. Mexer com uma daquelas ferramentas de bater clara em neve (pra farinha não embolotar). Deixar no fogo até cozinhar. Adicionar a satureja ou hortelã e um pouco de nóz moscada. Deixar mais um minuto e desligar o fogo. Cortar as castanhas em pedaços grandes. Adicionar as couves de bruxelas cozidas. Regar com o molho e voilà! Está pronto. Adicionar sal, pimenta açucar e suco do limão à gosto.

Dica do livro: diz que combina bem com vinho branco. Veremos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s