Veggie em Tirol/ Alto Adige

Ano passado me mandaram pra trabalhar no sul de uma região que pertence a dois paises: Austria e Italia – para o Tirol ou como os Italianos chamam: o Alto Adige. Brasileiros devem ter ouvido da região pelo chapel “tirolês” e uns devem saber que o Tirol é cheio de castelos medivais. Mas a fama no lado culinario da região é quase completamente carnivora. Que é uma pena por que a localização climatica no sul dos alpes permite a plantação de bastante legumes e frutas. Pelo menos uma sobremesa vegetariana tipica de Tirol deve ter ficado conhecida no Brasil também – o maravilhoso “Kaiserschmarrn”.

o castelo que deu o nome para a regiao inteira. hoje tem um vilarejo do lado aproveitando muito bem do turismo que recebe milhares de visitantes no ano inteiro de qualquer canto do mundo.

O castelo Tirol que deu o nome para a regiao inteira. Hoje tem um vilarejo do lado aproveitando muito bem do turismo que recebe milhares de visitantes no ano inteiro de qualquer canto do mundo.

O famoso sobremesa "Kaiserschmarrn" é vegetariano, porém não é vegano. É tipo panqueca fatiada de uma massa de farinha, leite, manteiga e bastante ovos servido com frutas de varios tipos. Aquele na foto levava cerejas... nham!

A famosa sobremesa “Kaiserschmarrn” é vegetariano, porém não é vegano. É  tipo de panqueca fatiada de uma massa de farinha, leite, manteiga e bastante ovos servido com frutas de varios tipos. Aquele na foto levava cerejas… nham!

Como a região esta coberta de bastante floresta protegida ainda, se acha muitos “berries”, castanhas, nozes e cogumelos naturais sem ser plantado de humano. Teoricamente você pode sobreviver lá muito bem colhendo o “tesouro” da floresta e preparando tudo numa fogeira ou numa pedra quente. Adorei as castanhas feito na brasa de lá, mas a minha preferencia são os cogumelos tipicos, chamados “Pfifferlinge”. Só tem na epoca de verão (julho/agosto) e eles ficam melhor assado numa panela com pouquinho de sal e pimenta – uma delicia!

O que a floresta tirolesa ofereçe de graça: castanhas, berries, nozes e cogumelos. Os caramujos também tem, mas acho melhor deixar livres e vivos e nao comer...

O que a floresta tirolesa ofereçe de graça: castanhas, berries, nozes e cogumelos. Os caramujos também tem, mas acho melhor deixar eles livres e vivos e nao comer…

Os cogumelos "Pfifferlinge" só crescem no verão. Melhor maneira de prepara é na panela com manteiga, sal e pimenta só.

Os cogumelos “Pfifferlinge” só crescem no verão. Melhor maneira de prepara é na panela com manteiga, sal, pimenta e pouco de cebola só.

Plantações também tem, mas pode falar que são quase sómente biculturais: vinho e maça. Tem até trilhas que você pode fazer passeando de vinhedo pro vinhedo experimentando uvas e vinhos differentes. Mas o que realmente esta sendo plantado em grande escala são as maças. Infelizmente não sao mais só as variações antigas que se planta por aqui. Visto de cima os vales estão cheio de filheiras de maçeiras que nem pareçem mais avores – tudo para gerar uma recolha maxima para os supermercados da Europa. Mas de vez enquanto ainda acha umas plantaçoes mais familiar também até com direto de comprar as maças no caminho da caixa de confiança😉.

Maças estão sendo plantadas em grande escala em Tirol e pelos dias ensoleradas e o clima quente são muito gostoso mesmo.

Maças estão sendo plantadas em grande escala em Tirol e por que tem muitos dias ensolerados e o clima esta quente no verão e outono eles são muito gostoso mesmo.

caixa de confiança no caminho da trilha: uma maça pra 10 cents🙂.

Agora quem quer comer vegetariano nos restaurantes vai ter sempre pelo menos um prato. Ou se pede “Schlutzkrapfen” que é um tipo de ravioli recheado de espinafre ou “Käseknödel” – dumpling com pedaços de queijo dentro. Mas para quem segue a dieta vegana é muito dificil de achar opçoes nos restaurantes comuns da região. Porem existem dois restaurantes veganos muito bons do mesmo chef – um em Bolzano/ Bozen e outro mais recente em Merano/ Meran. Eu fui testar só aquele em Merano, se chama “Il punto vegetariano plaza” mas fui lá duas vezes por que era tão bom.

o restaurante vegano de Merano/Meran "il punto vegetariano" esta aberto para almoço e a noite para jantar também.

o restaurante vegano de Merano/Meran “il punto vegetariano” esta aberto para almoço e a noite para jantar também.

Pedi para entrada uma crema de abobora com semente de girassol e também não pode faltar cervejinha bio, ne?

Pedi para entrada uma crema de abobora com semente de girassol e também não pode faltar cervejinha bio, ne?

Como prato principal escolhi filtes de seitan num molho de vinho tinto e limão acompanhado de uma variação de legumes organicos da região.

Como prato principal escolhi filets de seitan num molho de vinho tinto e limão acompanhado de uma variação de legumes organicos da região.

O restaurante vegetariono de merano também oferece uma area fora num patio historico. vale a pena na hora do almoço ou no verão a noite também.

O restaurante vegetariono de merano também oferece uma area fora num patio historico. vale a pena na hora do almoço ou no verão a noite também.

Fiquei muito feliz de descobrir “Il punto vegetariano” que fica bem central, dentro da parte historica da cidade. Espero que vai fazer o mesmo sucesso que o restaurante em Bolzano já faz há anos. Mas a melhor dica, e isso só pode fazer em Merano, é comprar o sanduiche vegano deles (um kebab de tofu iu seitan) e subir com o teleferico do lado para o proximo monte. Lá pode sentar num banco e aproveitar o lunch com vista maravilhosa pra montanha e o vale inteiro e de lá pode começar sua trilha até o castelo Tirol também🙂.

melhor coisa é levar o delicioso kebab vegano na hora do lunch e subir com teleferico pra comer com vista pra montanha :-)

a melhor coisa é levar o delicioso kebab vegano na hora do lunch e subir com teleferico pra comer com vista pra montanha🙂

direções:

Il punto vegetariano plaza – Via Mainardo 22 – Merano, Italy tel: 0473-238292 http://www.ilpuntovegetariano.it

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s