Lá e de volta outra vez

De Vila do Capão pro Vale do Paty e de volta pra cidade, infelizmente. Vontade que dá é de ficar por lá, num dos lugares com energia mais legal, mais lindos e super vegetarian friendly. Um dos destinos que não se pode deixar de conhecer no Brasil!🙂

chapada diamantina

Pra quem vai pra Chapada Diamantina, em vez de ficar em Lençois, que é uma cidade com mais estrutura, recomendo continuar viagem pra Vila do Capão, que é simplesmente um cruzamento de viajantes aventureiros do mundo todo. É pequena, mas lá se escuta vários idiomas, várias ideias, religiões e se come várias comidas, até vegetariana!

PF vegetariano

PF vegetariano

Na meu caso, Axel e eu fizemos uma travessia pelo Vale do Paty. Se passa o dia todo fazendo caminhada, visitando os lugares e de noite se dorme na casa dos habitantes de lá. Como o acesso é super restrito, sendo possivel só de mula e a pé, eles produzem tudo o que precisam, é impressionante. O jantar nessas casas é sempre super bem servido, com arroz, feujão, legumes, salada e opções vegetarianas. Um dia na casa da dona Raquel tinha até carne de soja. O café é também plantado lá e é especialmente saboroso! Durante a trilha, nosso guia ninja, Uilton, fazia super sanduiches com beterraba, cenoura e pasta de amendoim e pão feito lá nas casas também. Era muito bom!

pizza com massa de cenoura

pizza com massa de cenoura

De volta na Vila do Capão, tinha também o esquema de PF, versão vegetariana com falafel, sensacional. Comemos a famosa pizza de cenoura, que é uma lenda no capão. Um suiço que inventou e só tem esse sabor. O maximo que ele oferece é um molho de mel com pimenta. E realmente não precisa mais nada. Na pizzaria dele só se serve suco, de varios tipos, e vinho. Agua tem um filtro e é de graça. Não tem refrigerante, o preço é justo, o atendimento é bom. Ainda falaram que quando tem queimada na mata e a vila se reune pra apagar, ele serve pizza pra todo mundo que ajuda. Bacana, né!

mais uma pizzaria

mais uma pizzaria

De modo geral, a vila toda serve opções lacto vegetarianas. Do lado da pousada onde ficamos tinha uma padaria que servia lasanha com carne de soja e molho branco. Tinha uma outra pizzaria vegetariana. Tem a iguaria local, pastel de jaca palmito, que recomendo com certeza. Depois comemos ainda um quibe de bandeija com espinafre com direto a baba ganoush. Acho que em relação a proporção, foi um dos lugares mais vegetarianos que já vi no Brasil.

poste na vila do capão

poste na vila do capão

A Vila do Capão, ou Caete Açu, existe desde a epoca dos garimpeiros e grande parte da população que não veio de fora é de alguma forma descendentes de pessoas que trabalhavam com extração de diamantes. A economia mudou, hoje em dia faz parte de uma reserva ecologica e a maior atividade é eco turismo mesmo. Nesse contexto, em especial a Vila do Capão virou destino hippie, atraindo bastante gente de fora pra morar. Hoje em dia ainda tem uns bichos grilos, mas não são só eles que moram lá. Muita gente avessa à turismo de massa, querendo uma viagem mais sossegada acaba indo pra lá e encontrando uma vila super preocupada com preservação ambiental. É um lugar especial mesmo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s