O novo Risoto

paella vegetariana

Quando era pequena (lá em barbacena), sempre que cozinhavam frango lá em casa, no dia seguinte era certo ter o que chamavam de risoto. Era basicamente as sobras do frango com arroz, cenoura, ervilha e se pá até milho. Se fosse mais no capricho ainda, tinha queijo ralado ou batata palha por cima de tudo.

Eu, como sempre fui uma fan de gororoba, ficava toda feliz, mesmo o troço sendo uma comida sob certo ponto de vista, bem tosca (arroz branco, cenoura cozida até a morte e frango cheio de hormônio, cadê vitamina? Fibra, então, deu tchau e nunca voltou). De qualquer maneira, esse é um dos pontos altos gastrônomicos da minha infância e até hoje lembro como sendo bom.

Bom, ai final do ano passado fui pra Barcelona. Comida BOA com letra maiúscula mesmo e ao mesmo tempo, bem simples. Faz lembrar que comida pra ser boa, não tem que ser complicada, né. Comi paella vegetariana, que nada mais era que um truque feito o do risoto, versão espanhola. Arroz e legumes. E BOM!!

Em Berlin, a vesão truqueira da paella pode ser encontrada facilmente, veja só, na mensa vega da FU. Acho que a filosofia deles nesse sentido deveria ser adotada em todos os lares. Quando a comida tem arroz e é amarelada, chamam de paella, quando tem arroz e tem outra cor, é risoto. Quando é uma experiência envolvendo legumes refogados, chamam de caldo africano, quando envolve feijões, chamam de mexicano. Quando tem couscous é marroquino e assim por diante. Vendo assim o nome dos pratos que eles dão, dá até pra pensar que se está comendo no maior lugar gourmet do pedaço e na verdade é bandeijão, com prato a 2€ servido na bandeija! Genial!! E bandeija lembra o quê?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s