Testes em animais

Tava querendo fazer um post sobre testes em animais, desde que as internet ficou cheia de cachorrinhos fofos resgatados em um laboratorio no Brasil. Um monte de gente comentando que é feio teste e vários comentários.. De fato, tem muita coisa pra falar e por causa do tanto que tem, eu fiquei procrastinando pra escrever!

Enfim, não vou entrar nesse mérito de ficar falando no porquê de teste em animal ser evitado, só comentar que essa coisa de vega, não é só comida, né. Cosmético, pelo menos pra mim, tambem exerce um papel bem importante, por mais que eu não comente aqui. Depois do surto de noticias sobre o assunto, vi um monte de listas de marcas de cosméticos que testam animais e deveriam ser boicotadas e coisa e tal.

A coisa infelizmente não é tão simples assim, porque pode não testar em animais aqui, mas sim na China, por exemplo. Que inclusive é o caso de muita empresa. Também pode não testar em animais, mas não pagar imposto, usar mão de obra infantil, produto quimico bizarro, fazer parte de uma mega coorporação bizarra que mata babuinos na Asia e assim por diante. Gente, parece que pra comprar o shampoo virou super complicado!

Bom, ai que entra meu post de introdução gigante! Em vez de contar as empresas malvadas que devem ser boicotadas e uma lista enorme de coisas que supostamente não se pode usar, vou contar o que eu uso. Entendeu a logica? É que nem dieta. Em vez de ser baixo astral e listar tudo que está perdendo, melhor contar o que tem de gostoso pra comer!🙂

parte de cosmeticos em uma loja bio qualquer

parte de cosmeticos em uma loja bio qualquer

Pra começar, a diferença entre cosmético natural, bio, orgânico, e demais denominações. Aqui comumente descritos como naturkosmetik. Esses vendem em qualquer supermercado bio daqui, que tem aos montes em qualquer bairro.

O fato de serem bio significa que usam produtos naturais e menos química e não necessariamente que não são testados em animais, muito embora seja bem raro que sejam bio e testem.. De qualquer maneira, não são veganos! Podem por exemplo usar leite, própolis, mel, sei lá.. Costumam ser mais caros que os cosméticos da farmácia, mas ainda assim acessíveis. Eu costumo pensar: vou comprar um pote de creme pro rosto. Da marca grande malvada custa de 5 a 10 euros, e da marca bio custa o dobro. Parece um monte de dinheiro, mas o potinho dura mais que 3 meses. A diferença de 10 euros, então, é dividida por 90 vezes que eu uso, então vale a pena pagar um pouco mais..  Ali na foto tem uma estante da Dr. Hauschka, que é a versão alemã da Weleda, uma marca Suiça antroposófica. Tudo que for antroposófico, também descrito nas embalagens como Demeter, é lindo, de um mundo paralelo, onde os animais são criados felizes, as árvores crescem naturalmente, sem agrotóxicos, sem quimica, ai, como eu queria viver Demeter!🙂

cosmetico vegano

Por outro lado, cosmético com selo vegan não significa que seja bio, só que não é testado em animais e não usa nada de origem aninal. Não implica que os ingredientes sejam naturais. De fato eu já comprei creme e até tinta de cabelo com selo vegan em farmácias grandes ou no veganz, que tinham quimica das boas ali. Nesses casos, de produtos químicos com selo vegan, é uma alternativa pra não gastar um monte de dinheiro, porque vão ser produtos que se compra até no supermercado. Só prestar atenção nesse selo e depois de um tempo já se sabe quais produtos são veganos. Eu atualmente uso um creme pras mãos de uma rede de farmácias grande daqui que tem uma linha que diz ser natural e pra mim o mais importante: tem o selo da vegan society, que fiscalizou e agarante a vegazice do trem!

Vale ainda mencionar umas marcas que são grandes, mas que eu volto e meia acabo comprando alguma coisa:

body shop

Body shop é uma marca de cosméticos inglesa fundado por uma moça super bacana preocupada com o meio ambiente e em produzir coisas com ingredientes de origem justa. O tal do fair trade. Entre os pontos positivos deles está variedade, váaaarias maquiagi legais, creminhos mil, adoro a linha de tea tree oil, coisas pra homens, kits pra dar de presente, e preços não tão abusivos. Ponto negativo principal é que foi comprado pela L´Oreal, mesmo que a dona legal continue administrando. Dar dinheiro pra mega coorporação é chato.

lush

Lush é uma giria em Bristol pra coisa boa e eu sempre fico achando que é dai que a empresa tirou o nome, porque tudo deles é legal, além do fato de também serem ingleses. Serio, tudo é maravilhoso, com cheirinho bom que dá vontade de comer. Tudo vegan e são ativamente contra testes em animais e demais engajamentos. A última deles é que estão processando a Amazon por mostrar produtos que imitam os deles quando se procura a marca no site, do qual fazem questão de não querer se vincular. O ponto negativo deles é que as coisas são caras e não dá pra comprar tudo que se queria, além de não ter maquiagem!

tiaré lojas de cosmeticos organicosClaro que tem várias outras marcas corretas e/ou naturais, mas essas são as que eu mais frequentemente compro. Inclusive tem umas lojas exclusivas de cosmeticos naturais. Uma que as vezes eu vou se chama Tiaré e além dos cosméticos orgânicos, tem uma variedade maior de coisas. Por exemplo eu compro lá shampoo solido, que é mais gentil com o cabelo, modess de pano, que pode lavar,  óleo pro cabelo e etc. Tem coisas mais variadas, como fralda de bebe de pano, treco pra massagem e etc etc. Não precisa nem dizer que é caro à beça e que fica em Prenzlauer berg, como a foto com mãe com carrinho de bebe passando na frente mostra.

Pode parecer besteira prestar atenção assim às coisas que se compra, mas citando de novo o caso da China, esse é um bom exemplo de como o consumidor pode sim pelo menos em certo nível mudar as demandas de mercado. Com tanta polêmica que fizeram com certas marcas que não testavam em animais, mas voltaram só pra atender ao mercado chinês, essas mesmas marcas voltaram atras e decidiram parar os testes, mesmo que isso significasse não ter os seus produtos vendidos na China.

Outro exemplo: a Lavera, que é uma marca de produtos orgânicos alemã, quando cheguei aqui, fazia praticamente só produtos pra higiene pessoal, como shampoo, sabonete, etc. Com o crescimento da demanda de cosméticos bio na Alemanha, agora fazem praticamente tudo que a Nivea faz, desde maquiagem, esmalte, cremes pro rosto, até linha pra adolescente anti espinha tem. Tudo natural e grande parte Vegan.

E assim, o post acabou, finalmente!🙂

2 comentários sobre “Testes em animais

  1. Oi Gabriela!

    Que legal seu comentário. Tive a ideia de fazer o blog pra servir de referencia pra outros Vegas, entao fico feliz quando ajuda alguém!🙂

    Sobre a Lavera, os produtos deles são um luxo mesmo, Super legais e com preço justo. Em Berlin tem vários mercados orgânicos, que chamam bio Markt. Em quase todo bairro tem pelo menos 1 das grandes cadeias, que são o bio company, denns, al natura, entre outros. Nesses mercados tem sempre uma sessão de perfumaria com um Monte de coisa da lavera.

    Outra opção são as drogarias grandes, tipo DM e a Rossmann, que também tem em todo canto. Lá tem uma parte de produtos orgânicos e entre esses você acha lavera, mas acho q nos mercados bio deve ter mais opção.

    Na DM, eles tem uma linha de fabricacao deles que é orgânico e que é bem barato. Vale a pena dar uma olhada. Se chama Al verde naturkosmetik.

    Bom, espero que ajude seus pais. Espero que eles gostem da cidade!!😀

    Beijos

  2. Nossa… Amei muito ter encontrado o seu site!
    Eu tenho a pele atópica e muitas pessoas me recomendaram a marca Levera. Meus pais estão indo p/ Berlin esse final de semana.
    Sabe me dizer onde eles podem encontrar na cidade?
    Desde já, muito obrigada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s