Berlin is the new New York but Detroit is the new Berlin! :-)

Tem gente que diz que Berlim é a nova Nova York – o que não é verdade claro! Mas se é possivel criar uma conecção entre uma cidade americana e uma alemã, eu diria que Detroit tem muita coisa que Berlim também tem ou pelo menos teve. Vou deixar a cena de musica eletronica do lado (as duas tem linkes fortes) e falar só da produção de legumes e frutas nas proprias hortas dos cidadões. Berlim é famoso pelos “Schrebergärten” que são unidades pequenas de jardins no meio da cidade. É um resquício da epoca pois guerra. Não tinha comida suficiente nas lojas pra todo mundo, então o governo da cidade liberou espaços livres urbanas para plantar as proprias batatas, alfaçes, repolhos, tomates, macieiras, cerejeiras etc. Isso só foi possivel por que a cidade era destruida e não tinha capacidade de ser reconstruida tão rapido. Hoje em dia ainda tem areas de tamanho de um bairro inteiro no meio da cidade – ocupado pelos jardins urbanas dos proprios moradores dos predios do lado. Meus proprios tios tem um jardinzinho que não só serve como area de lazer nos finais de semana, mas também como horta magica que produiz todo ano uma imensa quantidade de legumes e frutas para familia e amigos.

eu no "Schrebergarten" (jardinzinho urbano berlinense) dos meus tios uns anos atras.

eu no “Schrebergarten” (jardinzinho urbano berlinense) dos meus tios.

Agora Detroit no estado de Michigan nos Estados Unidos nunca passou por uma guerra mundial, mas viveu sim uma epoca de destruição e a demolição de predios esta acontecendo neste momento mesmo ainda. Mais da metade dos moradores que viviam aqui durante o boom da industria de carros foi embora nos ultimos anos e os que ficaram vivem em casas e predios abandonados e um monte espaço livre no meio da cidade.

cidade de Detroit visto de cima com areas abandonados onde havia moradias antes

cidade de Detroit visto de cima com areas abandonados onde havia moradias antes

Como a maioria da população que ficou era desempregado e sem dinheiro pra gastar, começaram de plantar os proprios alimentos também – igual em Berlim pós guerra. A primeira iniciativa de “urban farming” foi fundada em Detroit e hoje em dia tem vários jardins comunitarios onde os cidadoes criam os proprios legumes.

cidadoes de Detroit plantando e criando os proprios alimentos

cidadoes de Detroit plantando e criando os proprios alimentos

horta comunitaria com venda direito dos moradores para os moradores

horta comunitaria com venda direito dos moradores para os moradores

Como a produção as vezes é muito grande, os jardineiros urbanos nem conseguem consumir tudo sozinho. Todo sabado tem o famoso “Eastern Market” e lá você encontra muitos estandes com produtos locais dos jardins urbanos mesmo com preços acessiveis e com qualidade organica. O mercado é gigante e fica realmente bombando de pessoas de qualquer faixa da sociedade. Se não tivesse escrito tudo em ingles, eu ia pensar que estou na versão maior da “Markthalle Neun” em Berlim-Kreuzberg😉.

estante do "Grown in Detroit" que vende produtos organicos locais, criados pelos proprios moradores da cidade

estante do “Grown in Detroit” que vende produtos organicos locais, criados pelos proprios moradores da cidade

the famous "Eastern Market" in Detroit, ponto de venda de produtos agricultores locais

the famous “Eastern Market” in Detroit, ponto de venda de produtos agricultores locais

Do lado do mercado tem um restaurante que tambem usa só produtos locais e ofereçe uma variedade incrivel de comidas gostosas, inclusive uma sessão de pratos vegetarianas e vegan. O lugar se chama “Russel Street Deli” e a logomarca deles é a mesma do Eastern Market: uma vaquinha de frutas e legumes😉.

o restaurante  "Russel Street Deli" do lado do Eastern Market.

o restaurante “Russel Street Deli” do lado do Eastern Market.

parte interior do restaurante com a vacinha de legumes

parte interior do restaurante com a vacinha de legumes

cardapio do "Russel Street Deli" com sessão veggie

cardapio do “Russel Street Deli” com sessão veggie

Eu pedi logo o sanduiche ” The TLT” que é a versão vegan (!) do famoso sanduiche americano BLT (Bacon, Lettuce, Tomato) e leva um Tofu produzido no estado de Michigan, tomate e alfaçe num pão integral com molho vegan. Vejam embaixo a foto e fiquem com agua na boca!😉

sanduiche gostoso vegan "The TLT" com tofu organico e regional de Michigan

sanduiche gostoso vegan “The TLT” com tofu organico e regional de Michigan

Fiquei surpreendido com um restaurante desse no meio de uma metropole americana e me lembrei que uns quinze anos atras fiz uma viagem com minha familia pelos Estado Unidos e só nos alimentamos de Fast Food industrial. Mas para superar o “Russel Street Deli” o meu colega, que mora nos EUA e casou com uma mulher que é vegetariana há muitos anos, achou com um aplicativo gastronomico O restaurante veggie de Detroit: o “Seva”. Fomos lá na hora do almoço e tenho que dizer que foi uma delicia. Eles estão localizado num predio de uma galeria de arte (N’Namdi) e tem um teraço bonitinho onde se encontra uma galera misturada de pessoas dos escritorios por volta, velinhos que vivem saudaveis e os jovens hipsters da cidade. Pedi logo um burguer vegan com a especialidade da casa – as batatas doces fritas e uma salada grande com tempeh (!). Meus colegas tiveram curry veggie e outras saladas e todo mundo ficou super satisfeito e feliz. Se tivesse um restaurante desse em Berlim, ele ia fazer maior sucesso e eu seria um cliente fiel.

"N'Namdi Seva" O restaurante vegan de Detroit

“N’Namdi Seva” O restaurante vegetariano de Detroit

Salada de Tempeh e Burger Vegan no restaurante "Seva" em Detroit

Salada de Tempeh e Burger Vegan no restaurante “Seva” em Detroit

Bom, em relação de jardins urbanos e ofertas veggies a cidade de Detroit realmente me surpreendeu. As pessoas me falaram que atualmente vem cada vez mas artistas de Nova York pra Detroit, compram casas e fazem a arte deles lá por que é muito mais barato em comparação. Nesse sentido Detroiut realmente tem algumas coisas em comum com Berlim e mesmo que a cidade continua bastante destruida e abandonada, já dá para ver que se forma uma cena alternativa que eu nunca vi e nem esperei numa cidade pos-industrial norte americana.

Sei que é pouco possivel que um de vocês brota nos proximos tempos em Detroit, mas nunca se sabe. Por isso coloquo os contatos dos dois lugares em seguida:

Russel Street Deli, 2465 Russell Street, Detroit, MI 48207 Hours: Mon – Fri: 7AM – 3:00PM Saturday: 8AM – 3:00PM http://russellstreetdeli.com

Seva Detroit, 66 E. Forest (between Woodward and John R, near Warren) phone: 313-974-6661 Sun – Thurs: 11 am – 9 pm Fri & Sat 11 am – 11 pm

http://www.sevarestaurant.com/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s