Oi pessoal,
como a Camila já mencionou, estou a trabalho em Venezia. Agora, quem pensa que é moleza – sai daqui agora. Venezia é bom pra turista, quem trabalha aqui sofre com os mesmos ;-).
Ok, chega de reclamar e vamos pros fatos: a comida italiana, tirando a cozinha mágica indiana é a mais veggiefriendly do mundo. Se você é veggie mesmo, vc se alimenta bem todo o dia sem sentir falta de nada. Sempre tem um antipasti de verdura gostosa, pasta ou uma pizza veggie. Caso você é vegan também não vai morrer de fome. O que eu mesmo amo aqui, são as alcachofras (carciofri)! Eles crescem aqui em todo lugar é os venezianos tem 1000 e 1 maneira de preparar, que é uma delicia – parabéns!!!
Os venezianos mais espertos tem um proprio jardinzinho fora da cidade e plantam e rocolhem as verduras deles autônomos.
Quem não tem saco nem dinheiro pra isso, não precisa ficar sem – agora tem até barco que leva as verduras da fazendinha pra casa. Nós berlinenses conhecemos o servicio como “Gemüsekiste” (caixa de legumes) há anos, mas muita gente agora compra no mercado bio. Aqui em Venezia não tem mercado bio e uns jovens expertos trabalham com entusiasmo entregando verduras com barco tradicional de remo. Apoia eles que vao mudar o mundo!
Outros fazendeiros mais poderosos, tem até um próprio barco que sempre fica num lugar fixo e funciona como uma loja na agua.
Tirando os legumes fica a dica de não (!) comer pizza em Venezia, que dizem os venezianos a agua não favorece a massa de pizza, mais sim uma boa “pasta”. Eu pessoalmente fiz o teste e pedi tagliatelle com “porcini” (cogumelo) que não tava no cardapio. O moço falou que só fazem de molho branco. O meu colega e mais novo candidata pra galera veggie Thorsten pediu a pizza vegetariana.
A pizza realmente não era nada demais. A pasta era sim gostosa mas pra vegan não serveria. De qualquer maneira, o cardapio italiano sempre tem legumes grelhados. Outro dia até passei num restaurante arabé que sinaliza ter pratos vegan no cardapio.
Fico devendo o teste, por que o restaurante só funciona de almoço e jantar. Como nosso horario de alimentação durante o trabalho é louco por que estamos dependendo de fatores imprevistos como tempo e disponibilidade de pessoas, vou deixar pra Camila testar… 😉
Ultima observação da minha parte é que muita gente aqui vai simplesmente ao supermercado e compra a própria comida. Estamos fazendo isso todo o dia e vivemos muito bem! Eu poderia tranqüilamente viver em Venezia me alimentando de alface de rúcula, carciofri, pomodori e …. vinho rosso!!! salute a tutti e una belissima primavera!
Ah esqueci uma coisa importantíssima – depois de uma boa comida, não pode faltar um café. A final as melhores maquinas de “expresso” tem aqui na Itália e agora tem até pra vegan… Viva la Rivoluzione!!! 😉