Weihnachtsmarkt: Lucia

Finalmente e graças a Deus, o natal chegou ao fim! Isso significa também o fim dos mercados de natal, doces, gluhwein, stollen, surto consumista e o começo de novas promessas de regime, guardar dinheiro, estudar mais, fazer mais esportes und so weiter und so fort

Antes de acabar totalmente, no entanto, vou fechar minha serie de posts sobre comidas vega nos mercados de natal com o mercado que na minha humilde opinião, é o mais simpático dos que eu conheço de Berlin. Fica na kulturbrauerei em Prezlauerberg e é temático de escandinávia, com gluhweins e comidas típicas de cada um dos Países de lá. Convenhamos que de frio os nordicos entendem, então é natural que o mercado de natal deles seja o mais interessante!

mercado de natal berlin

Ali na foto eu to totalmente roubando e tirando onda de gluhwein, mas na verdade era ponche sueco, sem alcool nenhum!🙂 É basicamente um suquinho de maçã quente, que recomendo!

Continuando pelo mercado em busca de alguma coisa que eu comia, as opções infelizmente não eram milagrosas, afinal os vikings não especialmente conhecidos pela sua dieta rica em fibras. Eu destacaria nesse mercado, com certeza a grande variedade de bebidas, desde ponches inocentes até vinho quente com açucar plus vodka, que só os fortes beberão. Os preços de lá também são simpáticos, com bebidas a partir de 2 euros, dependendo da barraquinha. Comparando com outros mercados de natal isso é bem barato!

mercado de natal berlin mercado de natal berlin mercado de natal berlin

Indo pra categoria comidas, as atrações veggie friendly não são exatamente nórdicas, mas tudo bem. Entre as que achei interessante estavam o Kaissersman, que (acho que) vem da Austria.

mercado de natal berlin mercado de natal berlin

Tinha também castanhas, como em qualquer mercado de natal, mas eu dou destaque mesmo assim, porque adoro castanhas.

A barraca de crepes da Bretanha tinha vários sabores lacto vegetarianos e a comida tinha uma cara bem legal. Era uma boa opção pra quem come derivados de leite.

mercado de natal berlin mercado de natal berlin

Tinha ainda uma comida típica que era tipo uma pizza, chamado Dinnele. Tinha até um forno e a aparência era bem legal. Só um detalhe, que é bem importante é que o tal do Speck que aparece em vários sabores é tipo um torresmo, pelo que entendi. De qualquer maneira, não é vegetariano. Nessas situações onde aparecem ingredientes deconhecidos, o melhor é sempre garantir com o que já se conhece mesmo.

mercado de natal berlin mercado de natal berlin

Por fim, o mercado ainda tem atrações não gastronômicas, nem consumistas, que pra mim, dão todo o charme da coisa. Tem tipo uma barraca onde as pessoas podem entrar pra ficar quentinhas e beber seus drinques. Umas pessoas fantasiadas ficam passando de vez em quando e expalhando expressão artística e não poderia deixar de esquecer as mantas que são presas em cima de aquecedores, pras pessoas sentarem em cima e esquentarem seus bumbuns, pezinhos e ainda poderem beber enquanto fazem isso. Legal, né?

De qualquer maneira, pra quem quiser se aventurar no natal alemão no próximo ano, esse mercado ganha minha recomendação!

mercado de natal berlin mercado de natal berlin mercado de natal berlin

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s