Weihnachtsmarkt: Gendamenmarkt

mercado de natal berlin

Gendamenmarkt é uma praça no centro de Berlin onde tem dois predios gêmeos que são salas de música clássica. Tem uma história pra cada um deles, tipo tem um que é alemão, outro que é francês, ou foi presente de um rei ai pra ninguém ficar com ciúme de não ter seu prédio e tal. Eu não lembro detalhes porque afinal de contas não sou guia turística nem nada. O que sei é que ali é o lugar das pessoas trabalharem. Quer dizer, os patrão. As lojas e restaurantes ali perto são todos meio chiques e caros e a Friedrichstr. que é ali do lado, é onde tem as atuais lojas chiques de Berlin.Eu também trabalho ali perto, mas nem sou patroa nem nada, infelizmente. Sou até obrigada pela falta de vale refeição alemoa, a comer nos bandeijões de faculdades alheias, na maior pobreza de primeiro mundo. Tudo isso muito bom, o que importa é que um dia desses depois do serviço, tirei o escorpião do bolso pra visitar o mercado de natal do Gendamenmarkt, porque sim! Lógico que cobram entrada. Acho mega indigno e já entrei lá no espírito anti natalino capitalista!

mercado de natal berlin

Pra começar, eles quebraram o espírito coletivo das barraquinhas e instalaram tipo restaurantes fechados com mesa pra cada um e vinhos caros pra beber. Entendo que enquanto neva, os CEOs das start ups queiram esquentar suas bundas brancas, mas isso ai pra mim não é mercado de natal. Simples assim!

mercado de natal berlin mercado de natal berlin

Uma coisa se pode falar desse pseudo mercado: os doces eram phynos! As noses caramelisadas de sempre e essas halvas tinham uma cara de tudo exclusivo maravilhoso e tal, mas olha o preço, maluco! 5 euros por um docinho. Finalmente um bom motivo em dezembro pra fazer regime!

mercado de natal berlin

Os vega que me perdoem, mas meu trofeu pinhão desse mercado foi pra raclete que tavam fazendo. Eu tentei tirar foto dos pedações de queijo com cara de gouda que tinha lá, mas é lógico que ficou desfocado! Mesmo com uma cena da linha de produção lá dos queijos já cortados, dá pra ter uma idéia da seriedade deles em fazer raclete. Tai, ganhou, com preço caro e tudo!

mercado de natal berlin mercado de natal berlin mercado de natal berlin

Pra fechar, uma foto da bandinha que tocava lá e fazia valer a pena a entrada, só que não! A incrível informação inútil que esse mercado de natal foi o único onde vi um caixa eletrônico (que aceita cartão de crédito plim plim) no meio da parada. Eita espírito natalino, né verdade!

Por fim, a prova que eu não sou assim tão implicante e que as coisas eram caras mesmo. Pra quem tem pais rykos, a boa é convidá-los pra ver as modas desse mercado. Sosinho não recomendo, não. Melhor ir em outro mercado, que vou falar nos proximos dias. Esse sim encarna a verdadeira função do natal: se encher de açucar e vinho quente pra não cair de depressão no escuro e frio de Berlin. Ou alguém acha que ainda tem a ver com uma rena de nariz vermelho??🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s