Weihnachtsmarkt: Alexanderplatz

mercado de natal alexanderplatz

Voilá! A praça central de Berlin, onde até o Bourne passou na sua breve visita pela cidade. Com a torre de TV no fundo, shopings centers, conexões de transporte e milhares de turistas, esse mercado de natal é uma atração dificil de evitar.

Esse mercado de natal tá sempre tão cheio, com tanto turista, que não dá muita vontade de explorar. Tem muuuita barraca de bugingangas natalinas de qualidade duvidosa e assumi que a comida seguiria o mesmo caminho. No entanto lembrei da Oktoberfest, onde tomei uma boa cerveja ali e das minhas luvas quentinhas que sobrevivem ainda firmes e fortes, que foram compradas numa barraca de bolivianos… e fui dar uma chance à feira.

mercado de natal alexanderplatz

Primeiro sinal de alerta: docinhos de schmalz. Eram bolinhas de massa parecendo feitas tipo panqueca, com açucar e canela; prontinho pra enganar vegetarianos vitimas do não conhecimento de alemão. Pra salvá-los, explico: sempre que ver essa palavra SCHMALZ escrita, fuja! É banha de porco, ou de ganso, ou qualquer outro bicho que tenha banha. Existem lugares dem pão usando esse negocio no lugar de manteiga. É mega nojento e os alemão parece que adora. Ecow!

mercado de natal alexanderplatz

Pra confundir ainda mais, colocam o tal do schmalz do lado da barraca de knodel, que ai sim, é uma massa de farinha com doces que os vegetarianos tão liberados pra comer. Essa bolota ali é recheada de um purê de fruta, no caso ali, de ameixa. Se os veganos deixarem o molho de baunilha pra lá  e comerem só com açucar e canela, de repente rola.

NOTA ATROPOLÓGICA: Eu sei que isso pode parecer bem esquisito, mas é por isso que está marcado como nota antropológica. Em alguns lugares, por exemplo em muitas mensas de faculdade, tem gente que almoça um grande prato de doce. Na pratica isso significa que acontece da opção vegetariana ser esse tal de knodel, um pratão de arroz doce, ou algo do gênero. Nada contra os doces; são bem gostosos. Só que pra almoço, é realmente estranho. FIM DA NOTA ANTROPOLÓGICA

mercado de natal alexanderplatz mercado de natal alexanderplatz mercado de natal alexanderplatz

Por fim, as comidas de sempre dos mercados de natal de Berlin: o carinha do wurst, que carrega toda a chapa e coisas necessárias pra fazer seu curry wurst, que pode enquanto ainda não vi fazerem uma versão tofu. Depois tem o panelão de cogumelos que segura a onda pra quem tomou gluhwein demais, e as mil variedades de amendoas, que fazem a alegria dos vega. Ou sejá, na Alexa não teve nada demais, mas pra quem quiser comer alguma coisa, vai acabar achando.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s