Weihnachtsmarkt: Frankfurt

marzipan

Comecou dezembro e a loucura natalina da chamada christmas wonderland! Ontem foi o primeiro dos 4 domingos festivos que antecedem o natal, que chamam de Advent. De agora ate o natal, todo domingo o povo comemora e vai pras feiras de natal entupir a cara de docinhos e vinho quente. Além disso, essa semana tem São Nicolau, que nada mais é que uma (boa) desculpa pra comer mais doces. Haja academia depois disso, né verdade?

Eu acho essa febre de natal meio over e fico de mal humor, mas mercado de natal dou o braço a torcer e confesso que curto até certo nivel. No nivel gastronomico pra ser mais exata. Como sempre, nem tudo é pros vega e aqui nesse blog, vou falar dos mercados de natal o mês inteiro! Vegetarianos do mundo, pelo menos no vegberlin, o natal é livre de crueldade!🙂

Pra comecar a serie de posts, vou falar do meu advento de ontem; que foi em Frankfurt. Passei lá rapidinho, mas deu pra ver o mega mercadão sinistro de lá. Se fala aqui em Berlin que o kohle (bufunfa) tá lá naquela terra, mais precisamente na bolsa de valores. É então natural que o mercado de natal deles seja assim bombado. Olha só uma pequena mostra selecionada seguindo criterios vega:

maca de chocolate

Primeiro tem os doces. Eles são basicamente a alma da festa e diria que pelo menos 40% das comidas tem açucar. Dentre esses doces, uns 50% são feitos de marzipan, como o curry wurst ali em cima. Marzipan é amendoa moída com açucar. Vira uma massa, que parece ser simples e enjoativo, mas misturado com outras coisas, como chocolate, pão, etc… tem o poder mutante de ser bonzão!

weihnachtsmarktkartoffelpufferkartoffelpufferkartoffelpuffer

Depois dos doces, tem as frituras! As quatro fotos são variações de frituras com batatas e/ou tipo panqueca, com farinha de trigo, ovo e leite. O mais diabólico de tudo é que da pra misturar fritura com doce, que quer dizer que da pra comer o tal do kartoffelpuffer com um purê de maçã. Se quiser comer o doce separado, dá pra comer salgado tambem, com um molho bem gorduroso com bastante alho. Ah, o natal!!

batata cozidafonduetarte flambe

Quem sobreviveu aos doces E frituras e ainda tem espaço no estomago, eis que o coupe de grace vem com os carboidratos genericos adicionados de queijo. Uh la la! Batata cozida todo mundo sabe o que é e é dificil achar quem não goste. No mercado elas tem até casinha. Fofo!

Na foto do meio eles inventaram ate de servir um fondue de queijo, com uma cumbuca individual pra cada um ser feliz sosinho ou dividindo com os colegas. Pra fechar esse post, claro, não poderia esquecer do pflammkuchen, ou como os franceses chamam, tarte flambée. Comida tipica da Alsácia, completando com o fondue da Suíça e batata inglesa, esse grupo é o dos internacionais do mercado de natal! Até o proximo mercado de natal!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s