Crossing the Bridge or “Como ser um vegetariano in Istambul”

Istambul, como assim? Esse blogue não se chama “vegberlin.com”? Tranquilo, posso explicar esse pequeno desvio no meu segundo post. Berlim é uma cidade super internacional, até já chamaram Berlim de “novo Nova York” e a maior população imigrante em Berlim são Turcos. Quem vive aqui ou visita Berlim, mesmo se for só para uns dias vai em algum momento entrar em um desses mini-restaurantes turcos que tem em toda esquina. A comida que se compra neles cria na maioria a imagem geral da cozinha turca dos Berlinenses, mas será que isso é a imagem certa? A final os Turcos são espertos e adaptaram os pratos deles no paladar alemão. Por isso decidi de contar aqui da minha experiencia culinaria que eu tinha durante uma viagem de trabalho para o capital turco – Istambul.

Istanbul – cidade de mesquitas e muita agua por volta

Istanbul é localizado na beira do Mar de Mármara e dividido pelo Estreito do Bósforo que faz a conexão com o Mar Negro e separa o parte Europeio da cidade do parte Asiatico. O parte Europeio ainda esta divido mais uma vez pelo Halic, um estuário que forma o famoso Corno de Ouro em qual se encontra o palacio Topkapi e a maravilhosa catedral Hagya Sophia.

Com outras palavras, Istanbul esta cheio de agua de salgada e barcos de todos os tipos estão cruzando a cidade. Também tem various pontes sobre Bosforo e Halic, entre eles a mais famosa ponte de Galatha onde no inicio e no final do dia os pescadores de cana ficam um ao lado do outro.
A consequencia disso é que em quase todo o restaurante se encontra peixe no cardapio – fresquinho do mar, pescado pelos locais. Como eu já falei, eu como peixe sim, mas só de vez em quanto então o grande desafio era descobrir como posso me alimentar nos outros dias.

Bem no inicio eu descobri, que a salvação do vegetariano em Istambul é mais uma vez a famosa cozinha italiana. Hospedado no quarterão badalado de Cihangir (parte do bairro Beyoglu) eu não tinha dificuldade de achar pratos de massa e pizza de boa qualidade em todo canto e sempre servido no minimo duas ou tres opções vegetarianos. O café da manha também não era complicado por que os turcos adoram de comer Böregi que são folhados recheados de queijo, batata e espinafre – sem falar dos doces e bolos deliciosos que se vende nas padarias em qualquer lugar.

Mas depois de varios dias de reveza entre folhados, espaguete, pizza e pita (outro pão de forno recheiado) eu estava louco para comer um Falafel – aquele prato gostoso vegetariano de grau de bico que se encontra em todo restaurante turco de Berlim sem falta. Infelizmente eu simplesmente não o encontrei nos restaurantes turcos de Istambul. Por coincidencia eu estava almoçando um dia no café do famoso fotografo turco Ara Güler perto da estação Galatasaray onde os artistas, cineastas e journalistas se encontram tomando café latte e discutindo sobre os mais novos projetos deles. O meu olhar no cardapio não esperava nada demais e quase dei um pulo no ar, quando li: Falafel plate – comida tipica israelense. Perguntando meus colegas turcos se eles já comeram esse prato, eu fiquei surpreso que eles nunca ouviram de falar de tal de falafel, confirmando a minha tese que a cozinha turca de Berlim é diferente do que dos Turcos de Turquia, pelo menos em Istanbul.

Kafe Ara

ponto de encontro de artistas, cineastas e journalistas

Kafe Ara - interior com fotos do Ara Güler

Kafe Ara – interior com fotos do Ara Güler

mesas em frente, moça servindo falafel – detaile: o senhor de cabelo grisalho é Ara Güler pessoalmente que se encontra no café de vez em quanto

O Falafel do Kafe Ara contem sete unidades de bolinha de massa de grau de bico com pouco de salada e molho de gergelim do lado, servido também com uma sesta de pão arabe. O sabor é bom, levando em consideração que é uma raridade de encontrar e eu estava louco para isso😉.

prato de Falafel do Café Ara

O Kafe Ara não é um lugar vegetariano, mas sim vegetarian-friendly e um otimo recanto para relaxar da cidade movimentada, bem central ao lado da rua principal de comercio Istiklal Cadesi. Endereço:

Ara Cafe, Istiklal Cad. Tosbağ Sok. No: 8, Galatasaray, Beyoğlu, İstanbul. Telefon:  (0212) 245 4105

Depois de uma semana em Istanbul eu soube de um restaurante vegetariano verdadeiro e claro fui arrastar um colega meu para jantar lá. Ele por a caso mora em Nova York, casado com uma vegetariana – então uma otima compania para avaliar o lugar. O restaurante se chama Parsifal e fica também super central, perto da praça Taxim – a maior praça de encontros e manifestações de Istambul. O ambiente é agradavel e familiar com umas 6-8 mesas para 2 até 4 pessoas. O cardapio e bem diverso com entradas, pratos principais e sobremesas 100% vegetariano. Avisando o garçon é possivel ter todos pratos vegan também.

interior do restaurante vegetariano Parsifal

decoração de mesa

Nos pedimos uma entrada de espinafre e um prato individual para cada um de nos dos. Eu pedi burguer de soja recheiado com tofu, acompanhado de puré de berinjela, cogumelos e uma salada de cenoura e arroz. O prato como se vé embaixo vem bem servido e a qualidade dos igredientes e boa.

burguer de soja com puré de berinjela, cogumelos, salada de cenoura e arroz

A unica observação que tenho que a fazer, que para quem gosta de comida temperado é bom pedir um molho de pimenta do lado ou já avisar antes para eles adicionarem mais tempero. Os nossos pratos vieram pouco temperado que não era problema por que os legumes tem um proprio sabor gostoso, mas a massa do burguer era um pouco sem sal para meu paladar. Do resto tudo certo, o pessoal do restaurante é super simpatico e a diversidade do menu vale a pena de experimentar em mais visitas. Conferem o endereço do unico restaurante 100% vegetariano em Istambul até agora:

Restaurante Parsifal, Kurabiye Sokak No: 9/A, 34435 Beyoglu, İstanbul Tel: 0212 245 25 88, mail: info@parsifalde.com site: parsifalrestaurant.com

Para fechar esse post, eu tenho uma verdadeir descoberta para os leitores desse blogue: O primeiro kiosque de Falafel 100% vegan de Istanbul. Foi na ultima noite que sai em busco de algo simples para comer e bati de cara com a loja de entrega de comida Kikero. Kikero significa grau de bico na lingua de Esperanto como Timur, um dos donos me contou depois. Ele acabou de abrir o kiosque uma semana atras com sua parceira que vem de um pais arabe. Perguntando por que ele sendo turco esta oferecendo Falafel, Timur disse que é vegetariano desde muito tempo e depois ter viajado para o Berlim se deu conta que falta uma coisa importante no repertorio gastronomico da cidade dele: um restaurante de Falafel🙂. Discutindo com a parcera sobre a receita eles optaram para uma receita maroquinha do prato que se encontra em varios paises arabes e tenho que dizer que eles mandaram bem! Eles oferecem Falafel para viajar e entreguem também em casa, mas se pode também sentar em uma mesa fora e uma mesa dentro da pequena loja que se apresenta moderno e super limpo. O cardapio tem sanduiche de Falavel e salada de Tabule. Os molhos são 100% vegan e o molho de pimenta é uma delicia. Seguem as fotinhas da loja e da comida e quem esta agora com fome deve ligar já, de repente eles mandam uma entrega para onde vocês estão no momento😉.

Loja do Kikero Falafel, Istambul com Timur no balcao

cardapio do Kikero

o gostoso falafel do Kikero, servido com salada e pão – super recomendo!

Kikero Falafel, Sahkulu Mah Galip Dede, Cad Yoruk Cikmazi 5, Beyoglu
Istanbul tel: +902122435070 site: kikerofalafel.com

2 comentários sobre “Crossing the Bridge or “Como ser um vegetariano in Istambul”

  1. oba! que legal! é sempre um prazer ter uma boa desculpa para testar restaurantes!🙂

  2. olá voces, também sou brasileira e também vegetariana, continuem com o blog, as informacoes sao muito úteis!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s