Mensa FU Veggie Nº 1

Em homenagem à volta as aulas, fiz uma pesquisa antropologica-gastronomica na mensa vegetariana da Freie Universitat, que é a unica totalmente vegetariana de toda a Alemanha! Palmas pra FU! Além de ter os alunos mais legais (tipo eu), ainda tem a veg mensa. Sensacional!

Pra quem não sabe, mensa = bandeijão. É o lugar pros estudantes comerem barato. As refeições custam em média 2 euros pra estudante, 3 euros pra funcionário e 4 euros pra visitante. O que vai definir o preço é um cartão que se compra nos centros de informação ou em algumas mensas (custa 10 euros, mas quando termina os estudos, pode devolver o cartão e ganhar a $ de volta). O meu, de estudante, é roxo. O de visitante é rosa e o de funcionário não faço a menor idéia. Talvez azul?

Uma coisa boa dessa mensa é que ela é bem menor que as outras. Fica em um prédio separado, então os comedores de carne provavelmente ficam com preguiça de andar até lá pra – na cabeça deles – comer salada. Aliás, falando em salada, o buffet de lá é bem caprichado, com várias opções, sementes, molhos, etc. Dá pra ver na foto o buffet no meio e as pessoas escolhendo seus pratos com as moças que servem. O pote pequeno de salada, que dá pra entupir em fazer uma montanha de alface custa 0,50 cents. O grande acho que custa 1,00. Eu nunca peguei o grande, é grande MESMO. Tipo um prato fundo de salada, que já poderia valer por uma refeição.

Meus colegas resolveram colaborar com o blog e pegaram cada um, uma opção diferente! Aqui o Tom mostra seu prato de massa com brocolis. Segundo ele, foi uma grata surpresa, de tão saboroso!

A Kristel comeu um couscous com muita azeitona e legumes, que ela diz ter gostado bastante. Olha o prato de salada ao lado, que bem servido!

A Rike escolheu um dos clássicos das mensas de Berlin: ovos mexidos com espinafre. Eu sei porque 2x por semana almoço la na mensa da Humboldt Universitat, que não é vegetariana, e com bastante frequencia essa é a opção lacto-ovo vegetariana. Independente disso, disse a Rike que estava muito bom.

Por fim, a minha opção. Eram 2 burgers de kohlrabi com arroz integral e um molho amarelo que não consegui dizer de quê, mas que era bem legal. Normalmente a mensa não é assim tão legal, talvez começou o semestre e os cozinheiros ainda estão cheios de motivação. Muitas vezes são legumes cozidos até a morte, com burger de alguma coisa e molho. Uma opção de macarroni e cheese e mais uma outra envolvendo batata. De qualquer maneira, por 2 euros, não dá pra reclamar e se ainda considerar que é no fim do mundo, tem mais é que agradecer por ter não só uma, mas 4 opções vegetarianas.

Se alguem se perder em Dahlem dorf, lá nas profundezas da linha U3, já sabe onde parar pra fazer um pit stop. Vai saber, né. Vai que estava indo pra Krume Lanke. Falam que é um lago bem bonito… O endereço exato é Van’t-Hoff-Straße 6  – 14195 Berlin e a estação mais perto de metro é da linha U3 – Dahlem dorf. Funciona somente de 2a a 6a de 10:45 a 14:30. Quem almoça às 10 e meia da manhã???

No site do studentenwerk dá pra ver o cardápio da semana.

studentenwerk-berlin.de/mensen/mensen_cafeterien/fu1/index.html

Update: um outro blog parceiro deste que vos fala falou sobre o assunto mensa. Pra ver mais comidas de bandeijão, dá uma conferida no blog comida muito louca!